Antônio Nicodemo

Diretor, dramaturgo e ator, fundou o Teatro da Neura em 2004.


No decorrer desses quinze anos, já escreveu e dirigiu mais de 20 obras teatrais, entre espetáculos e leituras encenadas, tendo como pesquisa o Realismo Fantástico e a Estética da fé, onde a memória, o Brasil, o sagrado e a mulher são matéria  prima para o desenvolvimento da criação. Estética pioneira nas artes cênicas e em continua formação em sala de ensaio.
A pesquisa que nasceu em Ouro Preto e já viajou para Salvador e Belém do Pará, abarca cinco premiações  entre 2011 e 2019 (ProAc – Funarte) que possibilitaram a circulação, formação e continuidade, tendo uma das obras sido indicada a melhor espetáculo pelo Prêmio CPT de Teatro em 2013.

 

Em 2018, participou da formação O fantástico no período medieval, pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo. Em 2015, integrou o Núcleo Anatol Rosenfeld, da Cia do Latão como dramaturgo e diretor, supervisionado por Helena Albergaria e Sérgio de Carvalho.
Hoje, também assina obras em outros coletivos pelo Estado de São Paulo, estreou em 2020 a ópera Carmen, em parceria com o Quântica Laboratório. Produção do clássico Rodriguiano Viúva, porém honesta, com a Cia Paulista de Artes, obra que dança num outro novo desdobramento da pesquisa e escola estética O Barroco tropical.


Inicia a partir de 2020 de forma independente, uma imersão no projeto Boca de Erê, que vislumbra  o encontro e criação de uma nova narrativa popular ligada aos braços da pesquisa sobre a fé e o fantástico, que caminha para seus dez anos.

2010 - present

2010 - present