Videos, depoimentos, sensações
A Serpente
“A Serpente”, último e menor texto de Nelson Rodrigues, conta a história de duas irmãs que se casaram na mesma data, na mesma igreja e vivem com seus maridos no mesmo apartamento. Logo depois de sua separação, Ligia confessa à irmã que ainda é virgem e, atormentada pelo fracasso de seu casamento, pensa em suicídio. Guida então faz uma proposta para salvar a irmã: oferece seu marido por uma noite para livrá-la do fantasma da virgindade. A partir daí, a vida a três naquele apartamento passa a ser guiada por ciúmes, desconfianças e inveja.
A obra foi escrita num leito de hospital, entre um tratamento e outro. Sabendo que essa seria sua última peça, Nelson ao escrever não relia o texto pois não sabia se a doença o deixaria terminar. A linguagem aberta e muitas vezes cruel traduz uma análise fria das mazelas do ser humano. Como todos os personagens rodriguianos, os desse espetáculo são dotados de incontáveis neuroses, psicopatias, taras e fantasias, transpondo feridas de todas as classes sociais.
O “Teatro da Neura” reinterpreta a obra acrescida de um foco mais simbólico, concentrando-se nas indagações e provocações propostas pelo autor, com personagens flutuantes, vidas sufocadas e saídas urgentes.
Ficha Técnica:
Direção
Fernandes Jr.
Elenco
Cibele Zuchi
Antônio Nicodemo
Tuane Vieira
Fernandes Jr.
Lígia Berber
Cenografia
Cind Octaviano
Figurino
Erika Grizendi
Operação de som
André Antero
Operação de Luz
Conceni Paulina
Depoimento Cibele Zuchi
Depoimento Tuane Vieira
Depoimento Fernandes Junior
Depoimento Antonio Nicodemo
Depoimento Ligia Berber
Clipping









