Instituto N de Arte e Cultura - INAC

 

O Instituto N de Arte e Cultura (INAC) é a entidade sem fins lucrativos que presta ação ao Teatro da Neura, segue em curso para a autonomia e profissionalismo para além da produção cênica; amplia a capacidade de atuação para assessoria em cultura, movimentos sociais, produção artística e política cultural.

 

Desde sua fundação em 2011 consegue realizar diferentes atividades, tanto através de parcerias quanto sendo protagonista naquilo que acreditamos que seja fundamental ser feito dentro da arte: fomentar o acesso à cultura. Com esse respaldo jurídico, o Teatro da Neura consolida sua trajetória de qualidade e acrescenta maior responsabilidade junto ao seu papel com a população e os órgãos públicos que, nesse curto período de existência, já demonstraram confiança no trabalho.

 

No ano de sua fundação, o INAC foi contemplado no Projeto Ensaiando um País Melhor com a montagem A Menina da Cabeça de Bola pelo Proac ICMS, tendo percorrido entidades sociais com apresentações gratuitas na cidade de Mogi das Cruzes, a aproximação entre o teatro e a população em risco social. Cumpre-se com essa primeira circulação o início de um importante papel junto a construção de uma sociedade mais sensível e justa no tocante à acessibilidade à atividades gratuitas.

 

Já entre 2012 e 2013, agora em parceria com a Associação Paulista de Artes Cênicas (APAC), produz o espetáculo O Velório, contemplado pelo ProAC de Produção e Circulação de Espetáculo Inédito alcançando, em apenas 3 meses cerca de 4.000 pessoas em apresentações nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e Caraguatatuba. O espetáculo ainda foi indicado para o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro como “Melhor Espetáculo Apresentado no Interior e Litoral”.

 

Ainda em 2013, firmou parceria com a Petrobrás para a realização da 9ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano trazendo cerca de 10 apresentações gratuitas para a população, fortalecendo a ideia de arte mais próxima de todes, facilitando o acesso a bens culturais e gerando renda para dezenas de artistas durante sua execução. Percebe-se que com esse pouco tempo de existência, o INAC já se fortalece com grandes parceiros, projetos sólidos e ações que visam sempre o bem estar social através da cultura.

 

Gestão 2020 - 2023

Presidenta: Carolina Portella

Gestão 2017 - 2020

Presidenta: Juliana Orthz

Gestão 2014 - 2017

Presidente: Fernandes Jr.

 

Gestão 2011 - 2014

Presidente: Antônio Nicodemo