Estudos sobre

Nelson Rodrigues

Desde a sua fundação, o Teatro da Neura percebeu bem mais aquilo que o senso comum tratava sobre a obra do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues.

Havia mais que o conhecido “machista, reacionário, sexista”. Para nós, havia algo estranho quando isso era tratado uma vez que seus espetáculos causavam reações de extremo repúdio para a plateia que o prestigiava na época.

Sendo assim, desde 2004, o grupo passou a permear a obra do dramaturgo e entendendo o que o fazia um autor clássico, que modernizou o teatro brasileiro quando apareceu com o seu famoso “Vestido de Noiva” e nas várias homenagens no cinema, televisão e com atores e atrizes conceituados.

Percebemos então que sua obra está mais atual do que nunca, diz mais sobre nós do que nunca e o Brasil, mais do que nunca foi retratado em todas as suas obras.

Desconstruímos ao longo do tempo esse conceito atrasado sobre Nelson Rodrigues ao investigarmos também o Brasil, o povo brasileiro da classe média e os comportamentos que fizeram com que chegássemos até aqui.

Compõem essa estética as seguintes montagens

A Última Virgem (2017)

Inspirado na obra "Os Setes Gatinhos"

Dramaturgia e Direção de Antonio Nicodemo

O Buraco da Fechadura (2012)

Livremente inspirado nas obras de Nelson Rodrigues 

Dramaturgia de Antonio Nicodemo e Tuane Vieira

Direção de Fernandes Junior

Dorotéia (2011)

Direção de Tuane Vieira

A Serpente (2007)

Direção de Fernandes Junior