Cada personagem tem a sua trajetória



Ao escolher “Macbeth – A linha vermelha”, o Teatro da Neura percebe que escolhe falar também dos caminhos que o Brasil está seguindo rumo ao fascismo e tenta denunciá-lo. Assim, e dentro de sua pesquisa sobre o teatro político criamos a ligação entre o texto original de Willian Shakespeare e a linha que está separando o mundo democrático, de disputa de ideias e sonhos – sejam eles conservadores ou progressistas – para a barbárie e um mundo paralelo de negociatas, abusos e violência principalmente contra o povo periférico.

Inspirado no próprio texto do autor inglês, as cenas vão sendo construídas minuciosamente para que o público tenha acesso a obra original e faça paralelo com sua experiência de violência cotidiana e por vezes silenciosa.


Alguns personagens do texto devem cumprir uma função social na montagem, sejam eles de crítica, denúncia ou esperança:


As Mulheres

Tentando sobreviver a um ambiente extremamente violento, vão sendo executadas apenas por existir e serem frágeis perante os acontecimentos. Todas serão silenciadas pelos homens que não as querem perto ou no mando de algum território a ocupar.



A Orquestra

O elenco não sairá de cena. A trilha sonora da peça, climatizações externas e efeitos sonoros serão executadas ao vivo pelo próprio elenco durante todo o espetáculo. Manterão então o espetáculo integrado e a potência da peça ganhará outros brilhos e experiências sonoras constantes. O Teatro da Neura já possui os instrumentos que serão usados. Portanto não será necessário locação de equipamentos.

As Bruxas




Representarão as forças do estado brasileiro: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Estarão alimentando a disputa de território lutado por Macbeth e desorganizando propositalmente os reinos para estabelecer o caos e continuarem no controle.



Os Homens

Em maior ou menor grau estarão na linha de frente na propagação da violência nos “reinos” em que vivem. Viverão em constante estado de luta e morte sendo assim as primeiras vítimas e algozes da história. Manipulados pela força das Bruxas atacam e se defendem como podem para manter o mínimo que conquistaram.


Com a composição primária de todos os personagens e elementos e o texto como encaminhamento das ações o jogo cênico se completará. A partir daí seremos capazes de desenvolver aquilo que, na pesquisa, tenha relevância para os temas e lutas que achamos importante estar em cena.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square